Publicidade.

Organização dos brinquedos inspirada em Montessori

Aproveitei que as coisas saíram um pouco do lugar em casa para o aniversário do S e reorganizei os armários, quartos, brinquedos e materiais educativos. 

É verdade que tudo sempre organizado em uma casa com crianças é uma missão que parece impossível, mas existem maneiras de facilitar o dia a dia e ajudar a manter (quase) tudo em ordem. Alguns conceitos do método  Montessori foram meus aliados nessa tarefa. Usei muitas dicas do grupo Montessori para Mamães, do Facebook, e os resultados foram espaços acessíveis, práticos e ainda que incentivam meus filhos a colaborar com a organização.

Em Montessori o ambiente é preparado respeitando o ponto de vista da criança. Os móveis são baixos, o material de trabalho é acessível e disposto de forma harmoniosa. A criança tem liberdade de escolha, mas também é estimulada a manter tudo em ordem  por meio de elementos de auto-organização, como o exemplo da imagem abaixo:




Estante - Com essa disposição  fica muito mais fácil para a criança tirar e voltar os objetos no lugar depois de brincar. É importante fazer um rodízio e deixar expostos poucos brinquedos. Quando usamos caixas organizadoras, tudo fica muito amontoado e confuso, impossibilitando que a criança a mantenha a concentração e o interesse nas atividades.
Os brinquedos podem ser trocados toda a semana, ou observando o interesse dos pequenos. 

Mostre como retirar e voltar os objetos na estante, convide a criança para essa tarefa, de forma gentil e com movimentos lentos, usando sempre "por favor" e " muito obrigada" . Com o tempo assimilam muito bem a informação e passam a fazer sem que seja pedido. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas com paciência os resultados aparecem!

Tapete - O objetivo desse elemento é delimitar o espaço de trabalho, evitando que tudo fique espalhado. 

Cestos ou bandejas - Também usados para estimular a auto-organização, para brinquedos em quantidade, como peças de montar, por exemplo.

Nossos ambientes  

Como temos três quartos em casa, achamos melhor colocar os meninos no mesmo e usar o terceiro para um espaço  de atividades. Deixamos um cômodo apenas para descanso, organizado de forma simples, sem berço e com tudo acessível. 

Cama baixa, estante com alguns brinquedos, livros, espelho e painel de fotos. 



O quarto de atividades foi um  pouco mais complicado para reorganizar. O armário acabou virando estoque de bagunça e acabamos perdendo um bom espaço para os brinquedos. 


Visão geral 


Em um lado do armário optei por deixar os brinquedos mais comerciais, carrinhos e jogos. Etiquetei as caixas para facilitar a visualização. 



Do outro lado, material pedagógico e livros para rodízio, animais para as caixas sensoriais, também etiquetados. 

Eles abrem com facilidade as portas desse armário e têm livre acesso. Não temos muitos brinquedos, isso é o que mais usamos no momento, mas também deixo outros em uma caixa no maleiro para o rodízio. 

Potes  de sorvete, bandejas de plástico ou reaproveitamento de vasilhas para guardar alimentos são alternativas baratas e sustentáveis para separar os brinquedos por tema. Uso bastante e funcionam muito bem.




Exemplo de reutilização de potes de sorvete, do blog Estimulando meus filhos



No mesmo quarto, mesinha baixa, mapa de feltro e estante temática atendendo aos interesses do Santiago, de 5 anos.



Estante sensorial, com alguns materiais montessorianos, cesto com miniaturas de animais, livro para pareamento e  o cantinho da leitura.

Nossa sala também é adaptada e organizada seguindo os mesmos princípios. No momento está em fase de transição, estou preparando os materiais temáticos para o Natal, mas isso merece um post exclusivo. 

Acredito que o segredo de um ambiente montessoriano é sempre manter a simplicidade e o mininalismo. Os elementos de organização, quando empregados, são auto-educativos e ajudam muito a criança. Também aprendi a ser mais cuidadosa e organizada, alguns dias as coisas não estão sempre tão perfeitas, mas no geral gostei muito dos resultados. 

Mais informações sobre organização montessoriana aqui, no blog da amiga Nádia Mota Monteiro. Outro ótimo post, com vídeo explicativo, da Luciana Araujo aqui.   



Algumas idéias retiradas da internet:



Bebês pequenos


Imagem retirada daqui


 Fonte







Alternativa simples - fonte



Crianças maiores




Fonte





Fonte



Material de Arte 


Fonte





  
How we Montessori



Material para rodizio 



Fonte





Fonte


Fonte

Fonte































Organização dos brinquedos inspirada em Montessori Organização  dos brinquedos inspirada em Montessori Reviewed by Unknown on 23:26 Rating: 5

3 comentários