Publicidade.

Festa jurássica - Aniversário com elementos montessorianos

 Crianças e o experimento de erupção  vulcânica

Comemoramos o aniversário de cinco anos do S. de forma muito especial. Foi uma festa simples em casa, como as de antigamente, com crianças brincando descalças no jardim, bolo caseiro, quitutes da mamãe e alguns balões na parede. 

O tema dinossauros, escolhido pelo aniversariante, foi trabalhado ativamente pelas crianças. Programamos algumas atividades com inspiração montessoriana, como escavação de 
esqueleto, erupção de um vulcão de argila e caça aos ovos de dinossauros escondidos no jardim. 

Já vínhamos desenvolvendo esse tema há algum tempo em nossas atividades sobre Educação Cósmica. 

Tivemos uma explosão representado o Big Bang  e a criação do universo, com balão e glitter. Conhecemos a formação do Sistema Solar, passeamos pelos primórdios do planeta Terra, os primeiros  animais e toda a evolução até o aparecimento do dinossauros. Tudo feito de forma lúdica e simples, adequado para uma criança de, até então, 4 anos. 

Fizemos também passeios temáticos, visitamos  museus, exposições e parques. Santiago já estava completamente envolvido no clima da festa! 


Museu de História Natural de Paris 
Museu de História Natural de Toulouse


A Floresta do Tempo - Parque dos Dinossauros


Aniversário com elementos montessorianos


Imagem restirada daqui

Em escolas que adotam a pedagogia Montessori, o aniversário  é celebrado de de maneira muito simbólica. A criança dá uma volta em uma vela, representando o sol, com o globo terrestre nas mãos. Placas com os 12 meses do ano são colocadas ao redor. Conversam sobre os acontecimentos mais importantes na vida da criança nesse período, que também podem ser ilustrados em um painel de fotos.  

Muitos outros conceitos do método podem ser reproduzidos nas festas de aniversário. 

A adaptação do ambiente é fundamental. Mobília baixa, materiais e brinquedos organizados de forma que a criança tenha liberdade de escolha e acesso livre. 

As atividades de recreação também são pensadas de maneira especial. Geralmente são experiências sensoriais, artísticas  ou atividades que agreguem algum tipo de conhecimento. Sempre lúdico e divertido! 

Outra característica importante de um aniversário com elementos montessorianos é o cuidado com a escolha do tema. A preferência é sempre por elementos reais. São deixados de lado temas comercias e personagens, como Disney, Homem Aranha ou Galinha Pitadinha. (Sobre imaginação e fantasia em Montessori: ).

Para conhecer mais sobre o método Montessori  indico o grupo Montessori para Mamães





Como foi nossa tarde na pré-história 
                                                                                                                                                                      

Verde e laranja, além de muito alegres, são as cores mais usadas no Halloween, comemorado também no mês de outubro. Fizemos as bandeirinhas com restos de feltro que tínhamos em casa e imprimi alguns tags gratuitos disponíveis na internet.    (imprima aqui)



Passamos alguns momentos escolhendo os modelos de bolo. Decoração com pasta americana é um hobby e me divirto muito com isso! Finalmente Santiago escolheu o "bolo vulcão", pensamos como seria lindo o efeito das velas de faíscas na hora dos parabéns. Foi um bolo prestígio, receita simples e muito gostosa. 




Para o lanche da tarde, escolhi um cardápio mais saudável. Nada de frituras ou industrializados. Teve torta de frango de liqüidificador, vinagrete de beringela, lanches naturais e frutas. 








Espaços 


Como também receberíamos um amiguinho na faixa dos 12 meses, o Nathan, preparei um cantinho especial para ele e Valentin, meu filho mais novo, de 20 meses. 



Garrafas sensoriais. As menores, foram o presente no saquinho de lembraças do Nathan.



Painel sensorial com elementos do outono. 


Cesto de tesouros para exploração sensorial. 


Mais objetos com texturas diferentes. 


Sacos sensoriais, feitos com gelatina e sacos de congelamento. 


Livros, instrumentos musicais e encaixe de formas geométricas




Mesas de atividades


Livros sobre dinossauros, fóssil e esqueletos. 



 "Small World Play" ou " Pequeno Mundo" da pré-história, para brincar com as miniaturas de dinossauros. Feito de feltro e o vulcão de argila. 



Atividades - Pequenos Arqueólogos

Escavação de ossos de dinossauros. Comprei um kit pronto, como esse, mas
bloco era muito mais duro do que imaginava e as crianças precisaram da ajuda de um adulto. O Voluntário foi o amigo André Radik. 


Demorou um bocado, só o Santiago ficou até (quase) terminar a atividade.



Caça aos ovos de dinossauros no jardim. 



Eclosão dos ovos! Momento de surpresa e encantamento! 




Créditos da arte para Débora Maia. Mãozinhas do Pedro, filho da amiga Ariane Oshiro. 



Como não tinha  areia nem terra limpas, fiz uma massa improvisada com restos de farinha e fubá, com a ajuda da amiga Dani.  Não me perguntem as proporções dos ingredientes, foi tudo de improviso, mas deu certo! 



Outro momento de surpresa na erupção do vulcão de argila, usando bicarbonato de sódio, corante alimentício vermelho e vinagre. As crianças ficaram encantadas com a "mágica"! 





Com os olhos vendados, as crianças tentaram acertar a "pinada" do dinossauro, recheada de algumas balas.




Ninguém conseguiu estourar e acabamos rasgando com as mãos, mas foi muito legal e nos rendeu boas risadas.




 O efeito das faíscas da vela do vulcão do bolo foi realmente  muito legal, assim  como imaginávamos! Mais uma vez carinhas surpresas e encantadas! 

Cantamos os parabéns primeiro em português, depois em Francês. Santiago não disfarçou a alegria daquele momento especial, rodeado de amor, carinho e pessoas queridas. 

Nem esperou todos os convidados saírem e correu para o quarto abrir os presentes, momento mais esperado para qualquer criança! 


No dia seguinte 

Ainda no clima da festa, aproveitamos o dia de sol no jardim e escavamos ossos no canteiro. Brincamos com pedras, fizemos um labirinto e um caminho sensorial. 





Esqueleto feito de massa de biscuit.



Labirinto sensorial


Feliz por construirmos  juntos lembranças felizes e saudáveis, difícil de serem esquecidas! 















Festa jurássica - Aniversário com elementos montessorianos Festa jurássica - Aniversário com elementos montessorianos Reviewed by Unknown on 06:15 Rating: 5

Um comentário

  1. microtouch titanium trim - titanium-arts.com
    It's the same thing with all the titanium metal new-gen consoles in titanium necklace one frame. Its design has a similar titanium car design, gr5 titanium similar functions, and, ultimately, titanium 170 welder a solid

    ResponderExcluir