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O desenvolvimento da linguagem


V. está com 22 meses e é um falador e tanto! Algumas vezes não o compreendemos muito bem, mas ele está em plena fase de explosão do vocabulário e aprendendo novas palavras a cada dia. Também começa aos poucos formar frases simples, como "água por favor"


Essa é uma fase muito gostosa! A cada nova  descoberta vem também aquele sentimento: meu filho já não é tão bebê assim. Como crescem rápido!

Muitas coisas acabamos fazendo instintivamente como mães, não sou educadora, mas ao ler um pouco sobre o desenvolvimento da linguagem, percebi que algumas atitudes simples realmente ajudam os pequenos a entrar nesse mundo mágico das palavras. 

Desde muito cedo a criança  já começa a perceber os sons a sua volta, até antes do nascimento. Quando conversarmos com os bebês, ainda grávidas, é como se eles realmente entendessem e tentassem se comunicar de alguma maneira. Um chutinho a mais ou uns minutinhos de traquilidade quando cantamos uma  canção calma e terna. Momentos de sintonia e amor incondicional, difíceis de ser esquecidos.

Após o nascimento, o recém nascido já reconhece a voz da mãe e pode tranquilizar-se apenas em ouvi-la. Também pode se acalmar ao escutar canções que lhe eram cantadas ainda quando estava no útero materno. Algo realmente mágico, que mostra a forte conexão entre mãe e filho.

Nos  primeiros meses de vida o bebê começa a balbuciar alguns sons naturalmente, em forma de vogais, como aaaa, eeeeeee. Depois começam com paa maaa naaaaa, mas ainda sem significado. 

Por volta do primeiro ano, alguns bebês já estão tentando algumas palavras intencionais, como papa, mama. Sempre uma festa as primeiras palavrinhas! 

Logo começam a formar palavras completas, depois frases e não páram mais de expandir o vocabulário. 

(Fonte de pesquisa: Lar Montessori

Essa fase em que a criança está mais aberta para o desenvolvimento da fala, Maria Montessori  chamou de "Período sensível da linguagem", que vai do nascimento até por volta dos 6 anos.

Veja a tabela do Lar Montessori, que também mostra também outras fases de desenvolvimento da criança: 





Imagem publicada no grupo Montessori para mamães  -Tradução e adaptação do texto contido no livro "Éveiller, épanouir, encourager son enfant" la pedagogie Montessori à la maison.", escito por Tim Seldin.
Tradução Ana Junior
Foto: fonte



Vídeo sobre o tema, publicado por Nádia Mota Monteiro, no grupo Montessori para mamães



Atitudes que fazem a diferença 

Sempre tomo alguns cuidados ao conversar com meus filhos, como falar de forma clara,  sem mudar  a voz ou usar as palavras de forma errada. Sei bem que é difícil controlar essa vontade de conversar fofurices com o bebê, mas penso que é melhor manter a naturalidade, sem perder o carinho nas palavras, claro.  

Também procuro especificar as características dos objetos, como "sapato vermelho", não só "sapato", uma ajuda e tanto na construção do vocabulário. Essas palavras podem ser inseridas durante a rotina, nas ações do cotidiano, narrando a hora da troca de roupa ou as refeições, por exemplo. 

Já tínhamos o hábito de ler em
voz alta para o Santiago, então o Valentin sempre participou, desde muito pequeno. Além de estreitar vínculos, essa prática torna os livros parte da rotina da criança. Apesar de termos alguns livros de contos infantis, como "Os Três Porquinhos", a maioria presentes de parentes, dou preferência a situações ou personagens reais. 

Livros de pano, feltro, plástico ou de páginas grossas são ideais para crianças pequenas manusearem, naquela fase em que levam tudo a boca. Valentin mordeu muitos livros, mas acabou se acostumando bem rápido, por volta dos 12 meses. 

Virar páginas também é um ótimo exercício para as mãozinhas, que desde muito cedo já começam a ser preparadas para a escrita. 

Revistas de paisagens reais ou cientificas, são também uma opção para os pequenos, o contato com o mundo real é muito importante.


Gosto bastante de livros com imagens  reais e texto pequeno, ou apenas o nome do objeto. V. adora brincar de ler, passa as páginas e fala em  voz alta o que vê nas imagens. Os livros de histórias também, senta na cama e conta as historinhas na sua maneira.

Encontrei essas coleções, bem semelhantes aos livros que temos: 



http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3655032




http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4961309


Uma outra opção é confeccionar os próprios livros, com imagens da internet e texto bem simples. 


Por volta dos 18 meses, começamos com os pareamento ou associações, com miniaturas e cartões. 

Eles podem ser usados de várias formas, a preferência é sempre para imagens reais, miniaturas ou objetos do cotidiano. 

Separo os objetos por tema (frutas, utensílios de cozinha, animais da fazenda, etc)  e deixo V. brincar de forma livre, enquanto nomeio cada um. Quando ele parece estar familiarizado, uso lição dos três períodos, tentando seguir as orientações montessorianas:

1º período: nomeio o objeto: " isso é uma banana" " esse é o abacaxi". Deixo que V. manipule, cheire e sinta o objeto de várias maneiras. 

2º período: pergunto: " qual é é a banana?" "Qual é abacaxi?". Quando percebo que ele já fixou bem, vamos para o próximo passo. 

3º período: aponto o objeto e pergunto " o que é isso?" .  

Para as associação com os cartões, começamos trabalhando com poucos objetos por vez, mas conforme a criança mostrar mais habilidade, pode-se acrescentar uma quantidade maior para aumentar a dificuldade. 

Para preparar a área de trabalho, disponho o material em um tapete ou uma esteira para delimitar o espaço de trabalho. O posicionamento  também é importante, Montessori realmente pensou em tudo! O cesto com os objetos coloco sempre do lado esquedo e as imagens do lado direito. Esse movimento para levar os objetos da esquerda para a direita já faz parte da preparação para escrita, uma simulação  do uso do lápis. O tapete, além de evitar que tudo fique espalhado, funciona também para que  a criança comece a compreender o uso e a delimitação papel. 


Miniaturas e cartões 



Miniatura e cartões


Objetos reais e cartões 

Objetos reais e cartões 

Objetos reais e silhuetas 



Formas geométricas e silhuetas

Formas geométricas e silhuetas 

Associação de cartões
Fonte: http://www.howwemontessori.com/how-we-montessori/2013/04/montessori-has-no-limits-.html


Referências: 

www.larmontessori.com



Seleção de cartões para imprimir: 


Lindas miniaturas no site: http://montessorriso.com.br

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