Publicidade.

Atividades com inspiração Montessori - 2 anos





Há algumas semanas preparei uma estante cheia de novidades para apresentar as cores para o Valentin, agora com 2 anos ( detalhes da estante nesse post).


Nessa primeira fase, dei preferência para materiais com isolamento de dificuldade, como o tablete de cores, para que ele absorvesse apenas os conceitos básicos.   Normalmente, para ensinar a cor vermelha, por exemplo, o professor falaria sobre morangos, cerejas e flores, fazendo com que o aluno tivesse de associar muitas palavras e muitas coisas antes de compreender o vermelho. O material para cores de Montessori é uma caixa com pequenos tabletes coloridos.
Os tabletes de cores são todos iguais em textura, forma, tamanho e peso. A única diferença entre eles é a cor, de maneira que o aluno possa associar diretamente o conceito à realidade que ele representa. “ - Grabriel Salomão (texto completo no Lar Montessori)

Improvisação do material original, feito com EVA e papelão



Tablete de cores original, feito de madeira. Características fundamentais  do material montessoriano (detalhes aqui)
  1. Manipulação da Criança
  2. Isolamento da Dificuldade
  3. Controle do Err0  




O resultado foi ótimo, Valentin realmente absorveu as informações e passou a reconhecer as cores!

Passado algum tempo pude observar seus principais interesses e também perceber o que ele ainda não estava preparado para explorar .Quando vi que não procurava mais alguns elementos da estante, já era hora de apresentar novos desafios.

Mantive o que ele teve maior interesse, como os pompons coloridos. Essa atividade continua sendo a favorita!
Adicionar legenda


Outro material que Valentin também gosta bastante e continuou na estante.






O joguinho de equilíbrio e cooperação ganhou uma nova função, transformando-se em cilindros sensoriais. Fiz cartões de pareamento, apresentando assim primeiros conceitos de tamanho e medidas.








Passada a fase de conhecer somente as cores, sem outras associações, pensei que era hora de partir  para o pareamento de objetos com as cores correspondentes. Valentin gostou muito da novidade. 



Os cartões fazem parte de um dos álbuns do grupo Homeschooling Brasil, do Facebook. 








Desde bem pequeno Valentin fica muito concentrado nesse tipo de atividade,um ótimo exercício para motricidade refinada e movimento de pinça. Dessa vez usei um suporte para CakePops (como esse) e palitos. A intenção era pintar os palitos, para que ele separasse por cor,  mas deixei para a próxima fase 
  




Jogo de pescaria Janod com peixinhos coloridos.






Garrafinhas para exercício da vida pratica, rosqueando as tampinhas. Outro tipo de atividade que Valentin sempre adora!  






A grande descoberta do Valentin nas ultimas semana foi a tesoura. Percebi que tinha aprendido a cortar, observando o irmão, quando encontrei a toalha da mesa toda recortada. Desde então passei e deixar as tirinhas para ele recortar a vontade. 





Adesivos de formas geométricas pra colar de acordo com a cor na plaquinha coberta com papel contact.  Assim podemos reaproveitar o mesmo material.









Frutas de madeiras para cortar (similar aqui)







Bloquinhos coloridos para montar

 




Outras atividade da semana



Pareamento com miniaturas dos Monumentos do Mundo. Esse material faz parte do cantinho de geografia e conhecimento de mundo, preparado para o Santiago, de 5 anos, mas Valentin também começou a se interessar observando o irmão. Ele está encantando com os objetos pequenos, acho ainda não compreende o real significado, mas mesmo assim vale pelo estímulo conectivo, incentivo a curiosidade e movimento de pinça! 

Tubo Volta ao mundo disponível aqui 








 Paremento de animais com jogo da memoria (similar para imprimir aqui)


Fonte




Cartões para usar com tubo Volta ao Mundo, imagens do google.























Atividades com inspiração Montessori - 2 anos Atividades com inspiração Montessori - 2 anos Reviewed by Unknown on 19:17 Rating: 5

3 comentários

  1. Oi ...
    Seu post me ajudou muito. obrigada...
    ah, minha pequena se chama Valentina...rsrrs
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi ...
    Seu post me ajudou muito. obrigada...
    ah, minha pequena se chama Valentina...rsrrs
    Um abraço.

    ResponderExcluir