A natureza
"Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro podem substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas." - Maria Montessori
Sentir o calor do sol novamente é revigorante, ver a natureza despertar depois do inverno reabastece as energias.
Hora de voltar aos passeios nos parques, brincar no jardim, refazer os canteiros de flores. Hora de celebrar e comemorar perfeição da natureza. Hora de agradecer por mais um ciclo que se inicia!
Passeios
"Montessori dizia que não é suficiente amar a criança. É necessário antes conhecer e amar o universo. Ame o universo. Procure se maravilhar com a natureza, assim como seu filho, adote de novo o olhar do explorador, que acha incrível uma folha avermelhada e se surpreende com um pássaro colorido. Mostre essas coisas a ele, não como um professor, mas como alguém que também acha tudo aquilo belo e surpreendente." Gabriel Salomão - Lar Montessori (texto completo: http://larmontessori.blogspot.com.br/2012/03/passeios-natureza-amando-e-conhecendo-o.html?m=1)
Toulouse é uma cidade de grande porte, mas também com muitas áreas verdes, ruas arborizadas e jardins bem cuidados.
Frequentamos alguns, essa época ano estão todos cheios. Os rostos estão visivelmente mais iluminados e felizes.
Os meninos chegam sempre muito animados, observam e comentam sobre tudo. Não são simples caminhadas, são momentos únicos e integração com a natureza, conexão entre nós três, além de uma exploração intensa dos sentidos. Os pássaros, as flores, insetos, borboletas. Seus olhinhos atentos e de científicos não deixam escapar nada.
Percebo que é muito importante para eles que eu participe de tudo, admite junto, elogie as belezas que encontramos pelo caminho. Eles me ensinaram um olhar atendento e o amor ao simples e natural.
Todo esse envolvimento fez com Santiago desenvolvesse uma preocupação com o
parque, fica muito chateado quando vê lixo no chão "olha mãe, estão destruindo a natureza". Procuramos sempre recolher e colocar no cesto o que é possível. Espero que eles levem sempre essas vivências e se tornem adultos conscientes e responsáveis com seu papel no mundo, como cuidadores e transformadores do futuro.
Descobertas
Borbeta no tronco da árvore, ficamos muito tempo a observando até que sumiu entre as plantas.
Os tapetes verdes agora com lindas e delicadas flores brancas.
Equilíbrio e força entra as árvores.
Escorrega natural.
Em casa
"As estrelas, terra, pedras, a vida de todos os tipos formam um todo em relação uns com os outros, e tão perto é essa relação que não podemos entender uma pedra sem algum conhecimento do grande sol! Não importa o que tocamos, um átomo ou uma célula, não podemos explicá-lo sem o conhecimento do universo inteiro. " Maria Montessori - Para Educar o Potencial Humano
Iniciamos o trabalho no jardim, que ficou um pouco esquecido durante o inverno. Depois de cortar a grama, com a participação de toda a família, plantamos as primeiras mudas de flores.
Crianças gostam muito de trabalho de "gente grande", adoram desafios e fazem com muita destreza e atenção.
Flores ganharam um novo lar.
Colocar água diariamente, responsabilidade e cuidado.
Dentro de casa, também mudamos o tema das estantes para entrar no clima da primavera. Os encaixes de botânica ficaram perfeitos, os meninos adoram e montam várias vezes no dia.
Alguns vasos para observar a floração das plantas.
Arrumação das tulipas no vaso.
Lupa para olhar bem de perto os detalhes da flor.
Excaixe e vasinhos para acompanhar o desenvolvimento das flores.
Encaixe e feijão plantado no algodão.
A natureza
Reviewed by Unknown
on
11:52
Rating:

Nana, tudo muito lindo querida!! Eu parto do seguinte principio: respeita-se a natureza tendo contato com ela. E crianças são muito sensiveis, têm uma percepção e um olhar muito especial com os insetos, cores, flores, sons que vêm da natureza. Amo :) e não abro mão dos nossos passeios! Beijão
ResponderExcluirObrigada Ana, como sempre, estamos na mesma sintonia!
ResponderExcluir