Publicidade.

A natureza




"Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro podem substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas." - Maria Montessori

A primavera ainda não começou oficialmente aqui no Hemisfério Norte, mas a paisagem já começou a mudar, as flores estão surgindo aos poucos e fazem os nossos cenários bem mais  coloridos.

Sentir o calor do sol novamente é revigorante, ver a natureza despertar depois do inverno reabastece as energias. 

Hora de voltar aos passeios nos parques, brincar no jardim, refazer os canteiros de flores. Hora de celebrar e comemorar perfeição da natureza. Hora de agradecer por mais um ciclo que se inicia! 


Passeios 





"Montessori dizia que não é suficiente amar a criança. É necessário antes conhecer e amar o universo. Ame o universo. Procure se maravilhar com a natureza, assim como seu filho, adote de novo o olhar do explorador, que acha incrível uma folha avermelhada e se surpreende com um pássaro colorido. Mostre essas coisas a ele, não como um professor, mas como alguém que também acha tudo aquilo belo e surpreendente." Gabriel Salomão - Lar Montessori (texto completo: http://larmontessori.blogspot.com.br/2012/03/passeios-natureza-amando-e-conhecendo-o.html?m=1)

Toulouse é uma cidade de grande porte, mas também com muitas áreas verdes, ruas arborizadas e jardins bem cuidados. 

Frequentamos alguns, essa época ano estão todos cheios. Os rostos estão visivelmente mais iluminados e felizes. 

Os meninos chegam sempre muito animados, observam e comentam  sobre tudo. Não são simples caminhadas, são momentos únicos e integração com a natureza, conexão entre nós três, além de uma exploração intensa dos sentidos. Os pássaros, as flores, insetos, borboletas. Seus olhinhos  atentos e de científicos  não deixam escapar nada. 

Percebo que é muito importante para eles que eu participe de tudo, admite junto, elogie as belezas que encontramos pelo caminho. Eles me ensinaram um olhar atendento e o amor ao simples e natural. 

Todo esse envolvimento fez com Santiago desenvolvesse uma preocupação com o
parque, fica muito chateado quando vê lixo no chão "olha mãe, estão destruindo a natureza". Procuramos sempre recolher  e colocar no cesto o que é possível. Espero que eles levem sempre essas vivências e se tornem adultos conscientes e responsáveis com seu papel no mundo, como cuidadores e transformadores do futuro.


Descobertas 


 Muitas joaninhas 


Borbeta no tronco da árvore, ficamos  muito  tempo a observando até que sumiu entre as plantas. 


Camarote natural para observar a dança das capas.

Banho se sol no gramado.


Os tapetes verdes agora com lindas e delicadas flores brancas. 



Equilíbrio e força entra as árvores. 



Escorrega natural.



Sobe e desce.


Em casa 

"As estrelas, terra, pedras, a vida de todos os tipos formam um todo em relação uns com os outros, e tão perto é essa relação que não podemos entender uma pedra sem algum conhecimento do grande sol! Não importa o que tocamos, um átomo ou uma célula, não podemos explicá-lo sem o conhecimento do universo inteiro. " Maria Montessori - Para Educar o Potencial Humano

Iniciamos o trabalho no jardim, que ficou um pouco esquecido durante o inverno. Depois de cortar a grama, com a participação de toda a família, plantamos  as primeiras mudas de flores. 



Crianças gostam muito de trabalho de "gente grande", adoram desafios e fazem com muita destreza e atenção. 


Flores ganharam um novo lar. 



Colocar água diariamente, responsabilidade e cuidado. 




Dentro de casa, também mudamos  o tema das estantes para entrar no clima da primavera. Os encaixes de botânica ficaram perfeitos, os meninos adoram e montam várias vezes no dia.

Alguns vasos para observar a floração das plantas. 



Arrumação das tulipas no vaso. 


Lupa para olhar bem de perto os detalhes da flor. 



Livro sobre insetos, miniaturas, cartões de paramento e encaixe de borboleta. 



Excaixe e vasinhos para acompanhar o desenvolvimento das flores. 


Encaixe e diversos tipos de folhas naturais. 


Encaixe e feijão plantado no algodão. 



Caixa sensorial da primavera. 

Pintura com cotonete.


Meninos trabalhando com os encaixes de botânica. 

Paramento de insetos. 

Hora de cuidar das plantinhas. 




Temos uma novidade linda ainda para completar nossa estante da natureza, logo volto para contar mais sobre essa surpresa! 








A natureza A natureza Reviewed by Unknown on 11:52 Rating: 5

2 comentários

  1. Nana, tudo muito lindo querida!! Eu parto do seguinte principio: respeita-se a natureza tendo contato com ela. E crianças são muito sensiveis, têm uma percepção e um olhar muito especial com os insetos, cores, flores, sons que vêm da natureza. Amo :) e não abro mão dos nossos passeios! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana, como sempre, estamos na mesma sintonia!

    ResponderExcluir